O Seminário

O Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura na Primeira Infância 2018 reuniu renomados especialistas nacionais e internacionais em um intercâmbio de experiências e reflexões, que contribuiu para atualizar e ampliar o nosso panorama teórico e prático contemporâneo sobre o lugar da cultura na infância.

O evento foi uma iniciativa do Instituto Emília e da Comunidade Educativa CEDAC, realizada em parceria com o SESC São Paulo e o Itaú Social, e com apoio do Instituto C & A e da Associação Cultural Espanhola (ACE).

Realizado nos dias 13, 14 e 15 de março de 2018, no Teatro Paulo Autran, no SESC Pinheiros, em São Paulo, o seminário continha uma programação de oficinas pagas para um público restrito, na parte da manhã, e com mesas-redondas e apresentações de experiências, na parte da tarde.

As mesas-redondas eram o espaço para trocas de reflexões e práticas entre os especialistas em torno de temas desafiadores na área da leitura na primeira infância. Já o propósito das oficinas foi promover a discussão e a vivência de práticas diretamente
ligadas ao dia a dia dos promotores de leitura e daqueles que trabalham diretamente com a primeira infância.

Este projeto visou aprofundar o debate sobre a arte, a palavra e a leitura na vida da criança, considerando as novas descobertas nos campos cognitivo e educacional, e ampliar os subsídios teóricos e práticos em uma área em que a bibliografia em língua portuguesa ainda é escassa e em que a ampliação da reflexão se coloca como uma necessidade fundamental para a formulação de políticas e estratégias para a formação de futuros leitores.

Curadoria e Coordenação

Dolores Prades

Dolores Prades

Publisher da Emília e consultora editorial, é doutora em História Econômica pela USP e especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universitat Autònoma de Barcelona. Diretora do Instituto Emília e do Laboratório Emília de Formação, coordena no Brasil da Cátedra Latinoameriacana y Caribeña de Lectura y Escritura. Professora convidada do Master da Universitat Autònoma de Barcelona e membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen do Bologna Children Award (2016). É consultora da Feira do livro Infantil de Bologna para América Latina desde 2017.

Tereza Perez

Tereza Perez

Diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC e está na Educação desde 1975. Nos anos 90, envolveu-se com a educação pública e nunca mais a deixou. Conhece profundamente a educação no Brasil porque viaja por inúmeras cidades brasileiras em que a CE CEDAC desenvolve seus projetos (80 municípios atualmente). Permanece fazendo formação de educadores e trabalho de campo nas escolas até hoje e participa ativamente dos debates sobre a política pública educacional.

Instituto Emília

O Instituto Emília se desenvolve tendo como centro a Revista Emília. Sua atuação é de coordenação de todas as atividades deste projeto, atualmente diversificadas em ações de consultoria especializada e curadoria de eventos e cursos de especialização; de promoção dos projetos Destaques Emília e Olhar Leitor, e de todas as demais ações que se desenvolvem em torno do projeto Emília. Entre as ações mais recentes temos, em 2017, o lançamento dos Cadernos Emília. O Instituto é, junto com a empresa espanhola Neturity, responsável pela criação do Laboratório Emília de Formação, desde 2016. E, também desde esse mesmo ano, fomenta a atividade de pesquisa sobre edição de livros para crianças e jovens como participante do projeto internacional EDI-RED.

Conheça o Instituto Emília

Comunidade Educativa CEDAC

A Comunidade Educativa CEDAC é uma Oscip que trabalha desde 1997 pela melhoria das condições de aprendizagem nas redes públicas. Atuamos para fortalecer a cultura profissional e o compromisso com a aprendizagem de crianças e jovens, por meio de projetos de formação, mobilização social, assessoria, produção de conteúdo e publicações. Acreditamos no poder transformador do conhecimento e buscamos a democratização do seu acesso, condição fundamental para escolher como participar da sociedade. Entendemos o acesso à leitura como direito da criança. Em 2017, atuamos em 77 municípios de 18 Estados Brasileiros.

Conheça a Comunidade Educativa CEDAC

Equipe

 

Curadoria
Dolores Prades  – Instituto Emília
Tereza Perez – CE CEDAC

Coordenação Geral
Dolores Prades
Patrícia Diaz e Sandra Medrano

Identidade Visual
Ana Paula Campos (Estúdio Voador)
Mayumi Okuyama

Produção
Auana Diniz

Comunicação
Carolina Glycerio
Priscilla Brossi Gutierre

Assessoria de imprensa
Tamer Comunicação

Contatos e relações institucionais
Helena Kavaliunas

Secretaria
Irene Monteiro
Tânia Barilli

Credenciamento
Estefânia Nazário

Fotos e Vídeo
Estúdio Seringueira

Site e apoio tecnológico
Cristovam Ruiz Jr. (Bitmedias)
Tarumã Luiz (Compondo Ideias)

Realização

Curadoria

Parceria

Apoio Institucional

Apoios