manhã
8h30 – 12h30

OFICINA 1 - EU LEIO, VOCÊ LÊ, NÓS LEMOS

Por LARA MEANA

Duração: 4 horas

Das 9h às 12h30

Oficina ministrada em espanhol

 

Tema central: História leitora, mediação e leitura compartilhada

Oficina que visa refletir sobre as motivações do leitor e seu gosto pelas histórias que nasce de um ato coletivo: a narração ou a leitura em voz alta. Escutar desperta nosso desejo de sermos capazes de aceder aos livros por nós mesmos. Mas é muito mais que isso, a leitura compartilhada é um momento de afeto, uma oportunidade de comunicação, um modelo a seguir para aprender a ler em voz alta. E a partir destas questões, vamos pensar em como incorporar a leitura compartilhada em sala de aula.

 

OFICINA 2 - O PROCESSO CRIATIVO DO BRINCAR

Por ISSA WATANABE

Duração: 4 horas

Das 9h às 12h30

Oficina ministrada em espanhol

 

Tema central: O brincar no processo criativo

Esta é uma oficina teórico-prática com o objetivo de sensibilizar os adultos, sejam eles professores, pais, mães ou interessados em geral, sobre o papel e a importância do brincar e do processo criativo. Partindo de um olhar sobre as principais teorias do fundamento do brincar (Winnicott, Klein, Piaget, Huzinga, Lowendfeld, Montesori e Arno Stern), vamos desenvolver algumas práticas que permitam que o participante se aproxime de um espaço de experiência criativa por meio da arte e do brincar.

tarde
14h
ABERTURA
14h30 – 16h

A VOZ, A PALAVRA E O BRINCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA

 

Beatriz Sanjuan, Maria Emilia López, Stela Barbieri

Mediação Patrícia Pereira Leite

16h
CAFÉ
16h30 – 17h

RELATO DE EXPERIÊNCIA - PROJETO LEIA PARA UMA CRIANÇA

 

Por ANGELA DANNEMANN

17h – 18h30

EMBAIXO DA PELE DO LOBO - TEMOS QUE LER OS CLÁSSICOS?

 

Eva Martinez Pardo, Marina Colasanti, Sara Bertrand

Mediação Rodrigo Lacerda

manhã
8h30 – 12h30

OFICINA 3 - CONTAR BRINCANDO, BRINCAR CANTANDO

Por BEATRIZ SANJÚAN

Duração 7 horas – Dias 14 e 15 de março (3h30 por dia)

Das 9h às 12h30

Oficina ministrada em espanhol

 

Tema central: Leitura compartilhada

Esta oficina se propõe a pensar a leitura compartilhada, considerando que o brincar é uma das necessidades básicas do ser humano. Entre os aspectos que serão abordados estão o papel central do promotor de leitura e algumas “regras” que devem orientar o seu trabalho. Os cuidados que devemos ter para que a hora da leitura compartilhada seja especial e memorável. Como dar mais vida à nossa voz, qual o papel do nosso corpo, o ritmo e as pausas, o brincar? Que sinais de nossos leitores nos orientam? Na leitura das imagens, quem guia quem? Como motivar uma história? Como preparar os espaços de leitura?

 

OFICINA 4 - NÃO É DE COMER!

Por SARA BERTRAND

Duração 7 horas – Dias 14 e 15 de março (3h30 por dia)

Das 9h às 12h30

Oficina ministrada em espanhol

 

Tema central: Escrita criativa, a linguagem sutil e uso de metáforas

As crianças elaboram pensamentos próprios desde a mais primeira infância, misturam, cruzam, subvertem com uma capacidade que os adultos muitas vezes perdem, indo do finito ao infinito sem dificuldade. Nada as segura, tudo lhes surpreende e assim incorporam o mundo que os rodeia. Nesta oficina vamos investir nesta liberdade, nesta voz interior, nessa conversa íntima que não cala e que reúne pensamentos, aforismos e frases soltas. Nossa própria apreciação do mundo. Nesta oficina vamos trabalhar com os relatos infantis, indicando a simplicidade das emoções, ideias, memórias, de maneira a fortalecer a imaginação e a criatividade.

tarde
14h
ABERTURA
14h30 – 16h

ROMPENDO PARADIGMAS E SEMEANDO FUTUROS LEITORES

Bel Santos Mayer, Patrícia Diaz, Lara Meana

Mediação Susana Coutinho de Souza Cerveira

16h
CAFÉ
16h30 – 17h

RELATO DE EXPERIÊNCIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES - CE CEDAC

Por SANDRA MEDRANO
17h – 18h30

UM MUNDO ABERTO, A CULTURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Maria Emília Lopez, Patrícia Pereira Leite, Yolanda Reyes

Mediação Dolores

manhã
8h30 – 12h30

OFICINA 5 - LIVROS PARA LEITORES CONTEMPLATIVOS

POR PALOMA VALDIVIA

Duração 3h30

Das 9h às 12h30

Oficina ministrada em espanhol

 

Tema central: O momento da leitura

Um livro contemplativo é aquele que faz o leitor observar a realidade com atenção e cuidado e ao mesmo tempo provoca reflexões e sentimentos profundos. Nesta oficina, vamos procurar atentar para estes momentos que estão na base e nos pré-requisitos da leitura e da formação de futuros leitores. Para isto, vamos analisar diversas obras que ajudam a refletir sobre estes temas. E também abordaremos a importância de buscar momentos de tranquilidade por meio dos livros.

tarde
14h
ABERTURA
14h30 – 16h

ARTE, POESIA E MUNDO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Issa Watanabe, Laura Teixeira, Lucas Ramada, Paloma Valdivia

Mediação Stela Barbieri

16h
CAFÉ
16h30 – 17h

RELATO DE EXPERIÊNCIA - PRÊMIO LABORATÓRIO EMÍLIA

Edi Fonseca

17h – 18h30

QUEM CUIDA DOS FUTUROS LEITORES?

Ines Miret, Jose Castilho, Lorena Andrea Panche Veloza, Yolanda Reyes

Mediação Tereza Perez

manhã
8h30 – 12h30

OFICINA 1 - EU LEIO, VOCÊ LÊ, NÓS LEMOS

Por LARA MEANA

Duração: 4 horas

Das 9h às 12h30

Oficina ministrada em espanhol

 

Tema central: História leitora, mediação e leitura compartilhada

Oficina que visa refletir sobre as motivações do leitor e seu gosto pelas histórias que nasce de um ato coletivo: a narração ou a leitura em voz alta. Escutar desperta nosso desejo de sermos capazes de aceder aos livros por nós mesmos. Mas é muito mais que isso, a leitura compartilhada é um momento de afeto, uma oportunidade de comunicação, um modelo a seguir para aprender a ler em voz alta. E a partir destas questões, vamos pensar em como incorporar a leitura compartilhada em sala de aula.

 

OFICINA 2 - O PROCESSO CRIATIVO DO BRINCAR

Por ISSA WATANABE

Duração: 4 horas

Das 9h às 12h30

Oficina ministrada em espanhol

 

Tema central: O brincar no processo criativo

Esta é uma oficina teórico-prática com o objetivo de sensibilizar os adultos, sejam eles professores, pais, mães ou interessados em geral, sobre o papel e a importância do brincar e do processo criativo. Partindo de um olhar sobre as principais teorias do fundamento do brincar (Winnicott, Klein, Piaget, Huzinga, Lowendfeld, Montesori e Arno Stern), vamos desenvolver algumas práticas que permitam que o participante se aproxime de um espaço de experiência criativa por meio da arte e do brincar.

tarde
14h
ABERTURA
14h30 – 16h

A VOZ, A PALAVRA E O BRINCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA

 

Beatriz Sanjuan, Maria Emilia López, Stela Barbieri

Mediação Patrícia Pereira Leite

16h
CAFÉ
16h30 – 17h

RELATO DE EXPERIÊNCIA - PROJETO LEIA PARA UMA CRIANÇA

 

Por ANGELA DANNEMANN

17h – 18h30

EMBAIXO DA PELE DO LOBO - TEMOS QUE LER OS CLÁSSICOS?

 

Eva Martinez Pardo, Marina Colasanti, Sara Bertrand

Mediação Rodrigo Lacerda

manhã
8h30 – 12h30

OFICINA 3 - CONTAR BRINCANDO, BRINCAR CANTANDO

Por BEATRIZ SANJÚAN

Duração 7 horas – Dias 14 e 15 de março (3h30 por dia)

Das 9h às 12h30

Oficina ministrada em espanhol

 

Tema central: Leitura compartilhada

Esta oficina se propõe a pensar a leitura compartilhada, considerando que o brincar é uma das necessidades básicas do ser humano. Entre os aspectos que serão abordados estão o papel central do promotor de leitura e algumas “regras” que devem orientar o seu trabalho. Os cuidados que devemos ter para que a hora da leitura compartilhada seja especial e memorável. Como dar mais vida à nossa voz, qual o papel do nosso corpo, o ritmo e as pausas, o brincar? Que sinais de nossos leitores nos orientam? Na leitura das imagens, quem guia quem? Como motivar uma história? Como preparar os espaços de leitura?

 

OFICINA 4 - NÃO É DE COMER!

Por SARA BERTRAND

Duração 7 horas – Dias 14 e 15 de março (3h30 por dia)

Das 9h às 12h30

Oficina ministrada em espanhol

 

Tema central: Escrita criativa, a linguagem sutil e uso de metáforas

As crianças elaboram pensamentos próprios desde a mais primeira infância, misturam, cruzam, subvertem com uma capacidade que os adultos muitas vezes perdem, indo do finito ao infinito sem dificuldade. Nada as segura, tudo lhes surpreende e assim incorporam o mundo que os rodeia. Nesta oficina vamos investir nesta liberdade, nesta voz interior, nessa conversa íntima que não cala e que reúne pensamentos, aforismos e frases soltas. Nossa própria apreciação do mundo. Nesta oficina vamos trabalhar com os relatos infantis, indicando a simplicidade das emoções, ideias, memórias, de maneira a fortalecer a imaginação e a criatividade.

tarde
14h
ABERTURA
14h30 – 16h

ROMPENDO PARADIGMAS E SEMEANDO FUTUROS LEITORES

Bel Santos Mayer, Patrícia Diaz, Lara Meana

Mediação Susana Coutinho de Souza Cerveira

16h
CAFÉ
16h30 – 17h

RELATO DE EXPERIÊNCIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES - CE CEDAC

Por SANDRA MEDRANO
17h – 18h30

UM MUNDO ABERTO, A CULTURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Maria Emília Lopez, Patrícia Pereira Leite, Yolanda Reyes

Mediação Dolores

manhã
8h30 – 12h30

OFICINA 5 - LIVROS PARA LEITORES CONTEMPLATIVOS

POR PALOMA VALDIVIA

Duração 3h30

Das 9h às 12h30

Oficina ministrada em espanhol

 

Tema central: O momento da leitura

Um livro contemplativo é aquele que faz o leitor observar a realidade com atenção e cuidado e ao mesmo tempo provoca reflexões e sentimentos profundos. Nesta oficina, vamos procurar atentar para estes momentos que estão na base e nos pré-requisitos da leitura e da formação de futuros leitores. Para isto, vamos analisar diversas obras que ajudam a refletir sobre estes temas. E também abordaremos a importância de buscar momentos de tranquilidade por meio dos livros.

tarde
14h
ABERTURA
14h30 – 16h

ARTE, POESIA E MUNDO DIGITAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Issa Watanabe, Laura Teixeira, Lucas Ramada, Paloma Valdivia

Mediação Stela Barbieri

16h
CAFÉ
16h30 – 17h

RELATO DE EXPERIÊNCIA - PRÊMIO LABORATÓRIO EMÍLIA

Edi Fonseca

17h – 18h30

QUEM CUIDA DOS FUTUROS LEITORES?

Ines Miret, Jose Castilho, Lorena Andrea Panche Veloza, Yolanda Reyes

Mediação Tereza Perez

Realização

Curadoria

Parceria

Apoio Institucional

Apoios