Angela Dannemann

Angela Dannemann

Bacharel em Engenharia Química pela UFBA e mestre em Administração pelo IBMEC-RJ. É superintendente da Fundação Itaú Social e líder parceira da Fundação Avina, participa do Conselho Deliberativo da AACD, da Fundação Octacílio Coser, do Instituto Verdescola. Participa do Conselho Fiscal da Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, do Conselho Superior de Responsabilidade Social (FIESP) e é associada da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e da American Evaluation Association.

Beatriz Sanjuán

Beatriz Sanjuán

Licenciada em Filologia Hispânica e especialista em promoção da leitura e literatura infantil, e professora associada de Didática de la Literatura Infantil na Universidad de Oviedo. É autora de Érase una voz. El primer libro del bebé (Pantalia, Zaragoza, 2016) e coautora do guia de recursos “Rutas de lectura” (www.rutasdelectura.com). Sua atividade abarca desde a leitura compartilhada para bebês e famílias a projetos em centros escolares.

Bel Santos Mayer

Bel Santos Mayer

Educadora social, mestranda em Lazer e Turismo (EACH/USP), Bacharel em Turismo (Universidade Anhembi/Morumbi), Licenciada em Ciências Matemáticas (Universidade São Judas Tadeu) e tem especialização em Pedagogia Social (Universitá Salesiana Di Roma). Desde 1988 atua em organizações não governamentais e facilita processos de criação de Bibliotecas Comunitárias gerenciadas por adolescentes e jovens. É empreendedora social da Ashoka (2004). Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC desde 1997 sendo responsável pela elaboração e coordenação de projetos de formação em Diversidade, Direitos Humanos, Relações de Raça e Gênero e Direitos de Crianças e Adolescentes. Assessorou a Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos para o Programa de Educação Inclusiva – PEI (de 2007 a 2016). Desde 2010 é gestora da Rede LiteraSampa e do programa de formação de jovens da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura. Representou as Bibliotecas Comunitárias no processo de elaboração do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de São Paulo (GT do PMLLLB/SP).

Edi Fonseca

Edi Fonseca

Pedagoga, narradora oral e atriz. Graduada em Pedagogia pela USP. Pós-graduada pela FACON no curso A Arte de Contar Histórias. Sócio-coordenadora da Roda Fiandeira – Consultoria em Educação e Cultura. Autora do livro Com olhos de ler – Coleção Interações da editora Blucher. Atualmente é colaboradora do CENPEC, da Revista Emília e atua como formadora de professores e gestores pelo CEDAC e pelo Instituto Avisa Lá.

Eva Martínez

Eva Martínez

Professora, terapeuta e formadora de formadores no ICE da UAB e diretora pedagógica da Associação ARAE. Formada em Pedagogia Sistêmica e em Terapia Gestalt, é colaboradora habitual de publicações de temática educativa e especialista em Educação Emocional e no acompanhamento com contos e narrações. É coautora de Emociones y familia: El viaje empieza en casa (Ed. Graó, Espanha) e Bajo la piel del lobo: acompañar las emociones con los cuentos tradicionales (Ed. Graó, Espanha).

Inés Miret

Inés Miret

Sócia-fundadora da Neturity, especializada em projetos digitais para a cultura e a educação, com foco em leitura, livro e bibliotecas. Foi, durante dez anos, consultora da Organização de Estados Ibero-americanos e coordenou o grupo de especialistas em leitura e bibliotecas deste organismo internacional. Foi coordenadora, em colaboração com diversas universidades, de pesquisas sobre bibliotecas escolares. Atualmente, conjuntamente com o Instituto Emília do Brasil, promove o Laboratório Emília de Formação.

Issa Watanabe

Issa Watanabe

Graduada em Letras pela PUCP e estuda Belas Artes na Espanha, especialista em ilustração. Desenvolveu vários projetos para promover a integração social por meio da arte, obtendo, em 2013, o prêmio Obra Social de La Caixa Forum, na Espanha. Como ilustradora, publicou várias histórias curtas, dentre as quais Más te vale, mastodonte (prêmio internacional de melhor álbum ilustrado do ano, do Fondo de Cultura Económica de México). Atualmente trabalha como diretora de arte e ministra cursos y talleres para niños y sigue ilustrando. Foi selecionada para a Mostra de ilustradores pela prestigiada Feira de Bologna, nesta edição de 2018.

José Castilho Neto

José Castilho Neto

Graduação (1976) e doutorado (1992) em Filosofia pela USP. Pesquisador, conferencista, escritor, editor e Publisher. Atualmente é consultor na JCastilho – Gestão&Projetos – Livro-Leitura-Biblioteca e Assessor do CERLALC-UNESCO para Planos Nacionais de Leitura. Presidiu a Editora UNESP, a Biblioteca Pública Mário de Andrade (São Paulo) e foi Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil (MinC e MEC). Presidiu em vários mandatos a Associação Brasileira e a Associação Latino-americana e Caribenha das Editoras Universitárias (ABEU e EULAC). É consultor de organismos nacionais e internacionais na área acadêmica, educacional e cultural.

Lorena Andrea Panche Veloza

Lorena Andrea Panche Veloza

Pesquisadora em estudos literários com ênfase na literatura francesa do século XIX e
a primeira metade do século XX. Formação em teoria e análise estéticas e literárias. Experiência profissional em desenvolvimento de projetos de bibliotecas, promoção de leitura com crianças, pesquisa, edição, redação de críticas e textos críticos e gerenciamento de fontes bibliográficas. Coordenadora do Observatório Ibero-Americano de Cultura e Educação para a primeira infância – OPI, do Centro Regional para o Fomento do livro em América Latina e Caribe – CERLALC – UNESCO.

Lara Meana

Lara Meana

Livreira especialista em literatura infanto-juvenil, promotora de leitura, escritora, tradutora de álbuns ilustrados, formadora de mediadores e interlocutora de leitores. Foi bibliotecária rural, com um projeto de promoção de leitura que ganhou vários prêmios. Pertence ao grupo Tres Brujas e coautora do guia de recursos Rustas de Lectura. Seu livro Maya e Selou, ilustrado por María Pascual, foi selecionado em 2016 pelo Itaú para sua campanha “Leia para uma criança”.

Laura Teixeira

Laura Teixeira

Autora de livros de imagens, ilustradora e designer. Mestre pela FAU-USP, especializou-se na Eina (Barcelona). É autora de Pássaro-desenho e Bolinha branca (Mov Palavras, 2015) e ilustrou textos de Hilda Hilst, John Williams, John Banville e Raimundo Carrero. Colaborou com as editoras Cosac Naify e Biblioteca Azul, além de jornais e revistas (Folha de São Paulo, Le Monde Diplomatique, Quatro cinco um). Dá cursos e oficinas (Laboratório Emília, SESC, UNESP, Espaço Cultural Porto Seguro) e foi selecionada para diversas exposições no Brasil e exterior.

Lucas Ramada Prieto

Lucas Ramada Prieto

Membro do GRETEL e doutor em Didática da Literatura pela Universidade Autônoma de Barcelona, com a pesquisa “Esto no va de libros”. É especialista no estudo de formas de ficção digital para crianças e jovens e professor do Máster em Livros e Literatura Infantil e Juvenil da UAB. É autor de “EstoNoVaDeLibros”, primeiro canal de divulgação sobre ficções digitais para crianças no Instagram, e coordenador das obras recomendadas de literatura infantojuvenil digital do portal Gretel.cat.

Magno Rodrigues Faria

Magno Rodrigues Faria

Pedagogo formado pela Faculdade de Educação da USP, com pós-graduação em “A arte de narrar histórias”. Possui experiências nas redes pública, privada e terceiro setor. Atualmente atua como coordenador e educador de biblioteca, pelo Instituto Acaia, contador de histórias em espaços de cultura (A Casa Tombada, Casa da história, CCSP, Espaço de Leitura do Pq. da Água Branca, Biblioteca Mário de Andrade entre outros) e é colaborador da revista Emília no projeto “Destaques da Revista Emília” desde 2013.

Maria Emilia López

Maria Emilia López

Especialista em educação precoce e leitura na primeira infância. Trabalhou como assessora de programas de educação inicial no México, Brasil e Colômbia e é diretora do Jardim Materno da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (Prêmio Vencedor 2014 do Programa de Leitura e Biblioteca). É diretora da “Colección del melón-libros que piensam la infancia” (Editorial Lugar) e autora de “Un pájaro de aire. La formación de los bibliotecarios y la lectura en la primera infância” e “Un mundo abierto. Cultura y primera infância”.

Marina Colasanti

Marina Colasanti

Nasceu na cidade de Asmara, capital da Eritreia. É artista plástica de formação, trabalhou como jornalista, publicitária, tradutora. Escritora, tem mais de cinquenta títulos publicados no Brasil e no exterior, entre os quais livros de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens e ensaios sobre literatura, o feminino, a arte, os problemas sociais e o amor. É uma das mais premiadas escritoras brasileiras, acaba de ser ganhadora do 13º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.

Miruna Kayano Genoino

Miruna Kayano Genoino

Formada em Pedagogia pela USP, com especialização em Alfabetização. Atualmente é orientadora de turmas de 1ºs a 3ºs anos do Ensino Fundamental e formadora pedagógica da equipe de professores da mesma escola, que é referência nacional em Educação construtivista. Participa atualmente do mestrado em Escrita e Alfabetização, na Universidade de La Plata, Argentina, dirigido por Mirta Castedo, no qual realiza pesquisa coordenada pela professora mexicana Marina Kriskautsky, especializada em Práticas de Linguagem e Tecnologia.

Paloma Valdivia

Paloma Valdivia

Ilustradora e escritora chilena. Seu trabalho tem se centrado principalmente na criação de livros álbum para o público infantil. Entre os prêmios que recebeu, destacam-se o da Bienal de Brastilava (Eslováquia), o New Horizon da Feira do Livro Infantil de Bologna (Itália) e o prêmio de livro mais bonito concedido pela Unesco junto com a Fundação de Artes Gráficas (Alemanha). Entre suas obras como autora se encontram Los de arriba y los de abajo (Kalandraka, Espanha), Es así (FCE, México) e “Nosotros” (Amanuta, Chile). www.palomavaldivia.cl

Patricia Boher Pereira-Leite

Patricia Boher Pereira-Leite

Psicóloga clínica e psicanalista, membro da Sociedade Psicanalítica do Brasil. Especialista em Psicologia Clínica e Psicopatologia pela Universidade de Paris V com especialização em Técnicas de Saúde Mental pela Universidade de Paris VII. É cofundadora e coordenadora de projetos de A Cor da letra – Centro de Estudos em Leitura, Literatura e Juventude. Iniciou seu trabalho de mediação de leitura em Paris, na associação A.C.C.E.S. e no hospital Fondation René Diatkine para crianças e jovens com severos problemas de desenvolvimento.

Patrícia Diaz

Patrícia Diaz

Diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa CEDAC. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP, faz mestrado em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela mesma instituição. Ingressou na CE CEDAC em 1997 e atuou como formadora e coordenadora pedagógica da instituição antes de passar a compor a diretoria. Atualmente, supervisiona todos os projetos que possuem como foco o desenvolvimento de práticas pedagógicas na formação de professores e coordenadores pedagógicos das diversas áreas e segmentos.

Rodrigo Lacerda

Rodrigo Lacerda

Escritor, tradutor, professor, editor, e autor de O mistério do leão rampante (novela, 1995, prêmio Jabuti de Melhor Romance), A dinâmica das larvas (novela, 1996), Fábulas para o século XXI (livro infantil, 1998), Tripé (contos, 1999), Vista do Rio (romance, 2004), O fazedor de velhos (romance juvenil, 2008, prêmio de Melhor Livro Juvenil da Biblioteca Nacional, prêmio Jabuti e da FNLIJ de Melhor Romance), e Outra vida (prêmio da Academia Brasileira de Letras de Melhor Romance).

Sandra M. Murakami Medrano

Sandra M. Murakami Medrano

Formada em Pedagogia, mestre em Didática pela Faculdade de Educação da USP e especialista em livros e literatura para crianças e jovens pela Universidade Autônoma de Barcelona. Trabalhou como professora e coordenadora de Educação Infantil e professora e coordenadora de Educação de Jovens e Adultos. Atuou como formadora do Programa Parâmetros em Ação e assessora da Coordenação de EJA do Ministério da Educação. Atualmente é coordenadora pedagógica da área de língua da Comunidade Educativa CEDAC, membro da equipe de coordenação do Instituto Emília/Revista Emília e professora da pós-graduação do Instituto Vera Cruz.

Sara Bertrand

Sara Bertrand

Estudou História e Jornalismo na Universidad Católica de Chile, na qual ministra o curso “Apreciación Estética de los libros juveniles”. Escreve para a Fundación La Fuente e dá oficinas para o Laboratório Emília. Ganhou o New Horizons Bologna Ragazzi Award 2017, com o livro La mujer de la guarda (Babel, 2016) e foi nomeada para a White Ravens 2017 por No se lo coma (Hueders, 2016) e para o Banco del libro 2016 por Cuando los peces se fueron volando (Tragaluz, 2015). Foi traduzida para o francês, o catalão e o italiano. Sua última obra é Álbum familiar (Seix Barral, 2016).

Stela Barbieri

Stela Barbieri

Artista, educadora, escritora e consultora nas áreas de educação, artes e literatura. É conselheira da Pinacoteca do Estado de São Paulo e foi conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian de 2012 a 2016. Foi curadora educacional da Bienal de Artes de São Paulo (2009-2014) e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (2002-2014). É assessora de artes plásticas na Escola Vera Cruz há mais de 25 anos, autora de livros infantis e contadora de histórias. Dirige o Binah Espaço de Artes, um ateliê vivo, com palestras, cursos e encontros experimentais.

Susana Coutinho de Souza Cerveira

Susana Coutinho de Souza Cerveira

Mestre em Literatura Brasileira pela UNICAMP e atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio entre 2006 e 2010. Atualmente, integra a equipe de Assistentes Técnicos da Gerência de Ação Cultural do Sesc SP, com pesquisas voltadas, em especial, às Áreas de Literatura e Bibliotecas.

Yolanda Reyes

Yolanda Reyes

Escritora e educadora colombiana. Fundadora do “Espantapájaros”, projeto de formação de leitores especializado em primeira infância, é também assessora de organismos da Colômbia e da América Latina em projetos de fomento ao leitor e colunista do jornal El Tiempo. É autora de El terror de sexto B, Los años terribles, Los agujeros negros, Una cama para tres, El libro que canta, Cucú, Ernestina la gallina y Mi mascota (para crianças) e Pasajera en tránsito (novela) e La Casa imaginaria: lectura y literatura en la primera infancia (ensaio).

Realização

Curadoria

Parceria

Apoio Institucional

Apoios